É bem provável que ao tentar acessar algum site, você já tenha percebido que logo antes do ‘www’ vem uma outra sigla, correto? É o HTTP ou HTTPS. Contudo, provavelmente também, você não sabia o que signifca e qual a importância disso para sua navegação na internet de forma segura e, principalmente, para a segurança do seu site.

HTTP

O HTTP é um protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet. Ou seja, ele permite que o seu computador troque informações com o servidor que abriga o seu site ou o site que você esteja acessando. A sigla significa ‘HyperText Transfer Protocol‘, que quer dizer ‘Protocolo de Transferência de Hipertexto‘. Na prática isso significa que quando o servidor é conectado ao protocolo, o seu computador poderá receber e enviar os conteúdos de texto que estiverem naquela página.

HTTPS

Já o HTTPS é junção do ‘HTTP + SSL’ (Secure Sockest Layers). A sigla significa ‘Hyper Text Transfer Protocol Secure‘ , que traduzindo quer dizer ‘Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro‘ Essa é a versão mais segura do protocolo, pois possui uma criptografia específica para impedir que dados sejam interceptados, o que aumenta a segurança da navegação e dificultando as ações da hackers.

Por que é importante para o seu site?

A tecnologia está de vez inserida na vida de todos e em nosso dia a dia muitas coisas são resolvidas sem precisar sair de casa, utilizando sites ou aplicativos de Bancos para realizar transações, ou efetuar compras em uma loja online, por exemplo. Com o protocolo de HTTPS, tanto os donos, quanto usuários dos sites têm mais seguranças em suas nagevações e seus dados. É fundamental que você disponibilize um ambiente seguro em seu site, para que os usuários e possíveis clientes tenham boas experiências ao acessá-lo, e caso necessitem colocar seus dados pessoais para alguma ação.